Depressão em idosos, confira 5 dias de como identificar a manifestação desta doença na terceira idade

Depressão em idosos: 5 sinais para ficar de olho!

A depressão em idosos pode agravar e causar inúmeros problemas na saúde. Além da saúde mental, a condição física, a vida social e a afetiva também são atingidas pela doença.

Um histórico de depressão, isolamento, perda de entes queridos, e baixa renda são alguns dos fatores que desencadeiam a depressão. Além desses aspectos, pesquisas apontam que doenças que causam limitações físicas favorecem o surgimento da depressão.

Entre os problemas frequentemente envolvidos com a depressão, estão o AVC, a doença de Parkinson e o câncer. A depressão na terceira idade ainda tem maior incidência em mulheres, outro ponto importante para ficar atento.

Conheça 5 sinais para ficar de olho:

  1. Alterações do estado de ânimo

Períodos de tristeza são comuns em várias pessoas, mas quando essa sensação é longa, é um sinal de perigo. A depressão causa a perda de ânimo no idoso, a ponto de a pessoa não se sentir bem para fazer atividades corriqueiras.

Ao notar que um idoso está se isolando em casa, sem vontade de sair, fazer suas refeições e cuidar da casa, esteja alerta.

  1. Surgimento de ideias de culpa

Esse sintoma pode aparecer depois do falecimento de um parente ou de um acontecimento que esteja ligado diretamente à pessoa que sente a culpa.

Isso mostra que a pessoa está se autopunindo por um fato ou ideia sobre ela mesma que, na maioria dos casos, não corresponde à realidade. A depressão causa uma distorção na forma como a pessoa se enxerga e pode levá-la a julgamentos equivocados sobre si.

  1. Autocensura para qualquer atividade

Evitar fazer coisas como visitar algum lugar ou realizar uma atividade que envolva a ação da própria pessoa é uma forma de autocensura. A dificuldade em se expressar, seja com ações ou falas, é uma das marcas sutis da depressão.

Uma atividade vista como simples por uma pessoa sem a doença é interpretada de outra maneira pela pessoa com depressão. O adoentado acha que não deve participar da ação porque pode atrapalhar, ou então ele cria outro problema como forma de se censurar.

  1. Falta de apetite e energia diariamente

A indisposição gerada pelo quadro depressivo afeta também o apetite e, consequentemente, a alimentação da pessoa. Esse sinal se manifesta gradualmente e pode chegar a níveis perigosos em longo prazo.

Além da falta de vontade para comer, ocorre a perda de peso — que enfraquece ainda mais a saúde mental e física do idoso. Os alimentos são fundamentais na manutenção da saúde geral do organismo e, sem eles, a doença avança de forma crônica.

  1. Ausência de esperança e vontade de morrer

Esses são indicativos de um estágio muito avançado da depressão em idosos. Deixar de ver perspectivas na vida e de ter esperança em si e no mundo trazem a perda do sentido de viver.

Quando a pessoa acredita que não há mais razão para viver, ela passa a pensar na morte. A vontade de morrer é um sintoma comum da depressão crônica, que também leva o doente a ter ideias suicidas.

Ao mínimo sinal desse sintoma, a família, amigos e parentes próximos devem buscar apoio profissional com urgência. A somatória de todos os fatores — e principalmente deste último sinal — configura um alto grau da doença. Por isso, o quanto antes a pessoa for amparada, melhor para a saúde dela.

Vale lembrar que uma pessoa com depressão, em decorrência da própria doença, muitas vezes não consegue avaliar que precisa de ajuda. Por isso, compartilhe esse artigo com seus conhecidos e ajude mais pessoas a ficarem atentas sobre a depressão da terceira idade.

Iniciar conversa
Fale conosco
Atenção pacientes de Belo Horizonte:
O número do WhatsApp da Mais60 mudou para (31) 2513-0552; em casos de urgência, favor ligar em vez de enviar mensagem.