Atendimento: (31) 2513-0552
Estamos vivendo um período de grandes desafios. A pandemia durou mais do que imaginávamos e isso acabou acentuando diversas sensações, sobretudo um grande sentimento de perda de controle e medo.
Vivendo em contextos muito diferentes daqueles que estavam acostumados, a presença da depressão e da ansiedade ficou ainda mais evidente nas pessoas idosas. Com a redução dos encontros de família, convivência com os vizinhos, as brincadeiras com os netos e tantas outras possibilidades e redes de apoio com as quais era possível contar, o distanciamento social imposto pelo momento gerou impactos profundos nesse grupo.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Esse é o transtorno mais comum nas pessoas idosas. Os principais sintomas da ansiedade incluem preocupação constante ou nervosismo, irritabilidade, tensão muscular e dificuldade de concentração. Também podem ser notados sintomas físicos, como coração acelerado, tremores, vertigem e sensação de desmaio.
O que fazer para reverter esse quadro?
Tente manter a rotina, cuide das relações (ainda que muitas delas à distância), pratique atividades que proporcionem bem-estar e, o mais importante: não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda.
Saber reconhecer e solicitar auxílio quando necessário é sinal de grande força. Reconhecer quando não estamos bem é um ato de coragem e cuidado necessário para vivermos mais e melhor.
Na Mais 60 temos grupos online de Apoio Emocional e acolhimento individual e presencial. Conte com a gente!
Aproveite para assistir o vídeo abaixo e entenda a diferenciar entre tristeza e depressão.