Atendimento: (31) 2513-0552
Maria Mascarenhas, 80 anos, uma professora de história aposentada, sempre cuidou da sua saúde, realizando consulta anual. Com a chegada do envelhecimento, os cuidados com a prevenção aumentaram, e, por isso, ela optou por procurar um atendimento integrado, focado em cuidados com as pessoas idosas, e não se arrepende. “Sempre acreditei que é melhor prevenir do que remediar, então busquei uma clínica que conseguisse me atender por completo. Mas eu tenho uma vida ativa e saúde boa, graças a Deus”, afirma.
No entanto, a história de Maria não é a realidade da maioria das pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Atualmente, o país conta com uma população de 23,5 milhões de idosos. E esse número triplicará até 2050, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se, por um lado, a expectativa de vida no nosso país aumenta, por outro, o número de profissionais capacitados para atender as demandas dessa população de forma integrada não é suficiente. “Hoje, o Brasil conta com apenas 1 geriatra para cada 24 mil idosos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esse número seja de um médico para mil pacientes. E como não há profissionais para tratar essa população de forma integrada, o resultado é que nossos idosos acumulam diferentes médicos, tratamentos e remédios, o que, às vezes, pode até piorar o quadro de saúde dessas pessoas”, explica Fernando Assunção, médico clínico e nefrologista, além de fundador da Mais 60 Saúde, o maior serviço privado de geriatria de Minas Gerais.
Atendimento integrado e humanizado
Após procurar um serviço que atendesse todas as demandas que chegaram com o envelhecimento, Maria viu grandes evoluções em sua saúde. Hoje, ela conta com um médico de referência e uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, farmacêutico, educador físico, psicólogo, enfermeira, entre outros profissionais, que conhecem todo o seu histórico de saúde e tratam os seus problemas de forma integrada. “Realmente, encontrar profissionais preparados para cuidar de nós, idosos, com um cuidado completo, faz toda a diferença. Hoje, eu percebo grande melhora na minha saúde e qualidade de vida. Tenho uma alimentação equilibrada, consegui incluir a atividade física na minha rotina e melhorar o meu bem-estar. E sei que em um caso de urgência, tenho como pedir todo o meu histórico de saúde para a clínica. Fico bem mais segura”, comemora a paciente.
Se você está procurando um geriatra em Belo Horizonte ou São Paulo, a Mais60 é um caminho ajudar na manutenção da saúde e qualidade de vida. Para fazer parte, basta clicar aqui e preencher o formulário.