4 dicas de cuidados com idosos em casa com a mais60

4 dicas práticas de cuidados com idosos em casa

Uma fase importante e desafiadora da vida dos filhos começa quando os pais envelhecem. Com ela, cuidados que antes eram passados dos mais velhos aos mais novos, se invertem. Tarefas cotidianas como ir ao médico e organizar a casa, agora devem ter o auxílio dos mais jovens.

A velhice pode trazer em muitos casos limitações físicas e também mentais, que atrapalham atividades diárias. A mobilidade comprometida, por exemplo, é um dos fatores que levam idosos a sofrerem quedas em casa.

E para garantir a segurança dos idosos na terceira idade, há algumas ações primordiais que qualquer filho deve fazer.

Veja 4 dicas práticas de cuidados com idosos em casa e garantir o bem-estar deles!

    Morar sozinho ou com parentes demanda tempo e dedicação para cuidar da casa. E para idosos, tarefas como limpar banheiro, passar cera, limpar armários altos podem oferecer riscos de queda.

    Nessa hora, dividir as tarefas mais difíceis com outros parentes, ou contratar empregados domésticos para aqueles que têm condição de arcar com um custo extra, é a chave para poupar a saúde dos pais.

      Assim como um adulto tem agendas para marcar seus compromissos profissionais, um idoso deve ter também a sua pasta ou caixa para exames, receitas etc.

      Você pode escolher pastas largas com divisórias, ou agendas com espaços para reservar aos exames, telefones médicos e documentos relacionados. Marcar na capa ou na tampa da caixa quais são os arquivos que ela guarda, também ajuda na organização.

        Seja para a diabetes, pressão alta ou outra doença, as medicações estão presentes na vida da maioria dos idosos. E para não deixar todas as caixinhas espalhadas pela casa, o melhor é reuni-las num só lugar.

        A caixa exclusiva para medicamentos, com ou sem divisões, é uma peça eficaz para isso. Reunir os remédios da manhã, tarde e noite em pequenos blocos separados também facilita a vida dos pais idosos. Mas atenção: o armazenamento deve ser adequado às temperaturas exigidas para cada medicamento. Alguns precisam ser armazenados em locais resfriados, por exemplo.

        1. Ficar disponível para levá-los ao médico

        As consultas e exames de rotina são presentes na vida de qualquer idoso, afinal, após os 60 anos, é exigido um monitoramento periódico. E para realizar esses compromissos de saúde, que geram desgaste físico e mental para alguns idosos, o ideal é acompanhá-los.

        Planejar os dias dos exames e consultas com antecedência, e levar o seu familiar, trará mais conforto e segurança.

        A presença constante dos filhos na vida dos pais é um reforço aos cuidados e segurança deles.

        Independente dos desafios dessa fase, é essencial dar amor e confiança a eles. Cuidar dos pais também é uma forma de estreitar laços e compreender a terceira idade. E você, realiza quais dessas atividades para ajudar seus pais? Comente abaixo!

        Iniciar conversa
        Fale conosco
        Atenção pacientes de Belo Horizonte:
        O número do WhatsApp da Mais60 mudou para (31) 2513-0552; em casos de urgência, favor ligar em vez de enviar mensagem.