Informações sobre a varíola do macaco

Principais informações sobre a Varíola do Macaco

O que é?

A Varíola Símia é a infecção por um vírus que causa febre, cansaço e lesões de pele pelo corpo. Foi descoberta em macacos, no final da década de 50, o que explica a origem do nome. O primeiro caso em humanos foi descrito em 1970. Os macacos são tão vítimas quanto nós! Eles sofrem da doença também e não são a sua causa.

Varíola humana

A Varíola do Macaco não tem relação com a varíola humana, que foi erradicada em 1980.

Sintomas

Mal-estar semelhante ao de uma gripe, cerca de 5 a 13 dias após o contato com outra pessoa infectada pelo vírus.

Febre, dor de cabeça, fadiga e aumento dos gânglios.

Lesões na pele que duram de duas a três semanas. Elas são doloridas e podem afetar a face, o dorso, a parte de dentro da boca, as mãos, os pés e as regiões genitais.

Transmissão

Contato prolongado com as lesões ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.

Contato prolongado com objetos de uma pessoa infectada (roupas, roupas de cama etc).

Por meio de pequenas gotículas das vias aéreas de uma pessoa infectada no ar em contato mais íntimo, como cara a cara, abraços prolongados e beijos.

Quem pode pegar esse vírus?

Qualquer pessoa que tiver contato com outra pessoa infectada pode contrair o vírus, independentemente da identidade de gênero, da orientação sexual ou do tipo de prática sexual.

Atenção! A Varíola Símia não é tão contagiosa como o COVID-19. É pouco provável que você a pegue só por estar perto de uma pessoa contaminada. Para ser transmitida, é necessário contato próximo com a pele ou cara a cara, por um tempo mais prolongado.

O que fazer em caso de suspeita de infecção?

Procure o seu médico ou enfermeiro de referência, para que ele possa realizar o diagnóstico e orientá-lo corretamente. Até o caso ser esclarecido, evite contato próximo, contato sexual e compartilhamento de objetos com outras pessoas.

Tratamento

A maioria dos casos não é grave e melhora sem nenhum tratamento específico, em poucas semanas. O médico pode prescrever medicamentos para febre e dor. É importante lavar as lesões com água e sabão e mantê-las secas.

Vacina

Há duas vacinas que podem reduzir o risco da doença. Entretanto, elas ainda não estão disponíveis para uso no Brasil. Quem foi vacinado contra varíola parece ter proteção contra a infecção pela Varíola Símia.

Cuidados no dia a dia

Evite contato prolongado com pessoas que tenham lesões de pele, cujo diagnóstico ainda não foi esclarecido.

Continue lavando bem e frequentemente as mãos.

Iniciar conversa
Fale conosco
Atenção pacientes de Belo Horizonte:
O número do WhatsApp da Mais60 mudou para (31) 2513-0552; em casos de urgência, favor ligar em vez de enviar mensagem.