Atendimento: (31) 2513-0552
Eu preciso mesmo de um Geriatra?
Por Renata Pivatelli, médica geriatra e paliativista.
Se você já passou dos 60 anos e se sente ativo, saudável e cheio de energia, é natural questionar a necessidade de consultar um geriatra. Afinal, muitos associam a palavra “geriatra” a cuidados médicos específicos para idosos frágeis ou com problemas de saúde. No entanto, a resposta à pergunta “Eu preciso mesmo de um geriatra?” pode ser surpreendente.
É louvável manter um estilo de vida ativo e saudável à medida que envelhecemos. A prática de exercícios, uma dieta equilibrada e a busca por atividades que estimulem a mente são passos importantes para a manutenção da saúde. No entanto, o envelhecimento é um processo complexo e individual, e o simples fato de se sentir bem hoje não significa que não haverá desafios no futuro.
Um dos maiores benefícios de consultar um geriatra é a prevenção. Os geriatras são especializados em entender os aspectos únicos do envelhecimento e podem identificar fatores de risco que talvez você não esteja ciente. Isso inclui problemas de saúde que podem se desenvolver silenciosamente, como osteoporose, diabetes, pressão alta, entre outros.
Consultar um geriatra permite que você receba cuidados de saúde personalizados. Em vez de tratamentos genéricos, um geriatra considerará sua história de saúde, estilo de vida e metas individuais para criar um plano de cuidados adaptado às suas necessidades específicas. Isso pode ajudar a otimizar sua saúde e bem-estar, permitindo que você continue aproveitando a vida ao máximo.
Eu trabalho com geriatria há 14 anos. Comecei a minha trajetória no Rio de Janeiro e, quando a vida acabou me trazendo para Minas Gerais, em uma mudança devido ao trabalho do meu marido, fiquei surpresa e encantada com o trabalho desenvolvido pela Mais60.
A clínica faz o que eu acredito: Não é apenas uma consulta. O paciente entra em um programa em que é assistido pelo médico e enfermeiro de referência, com o suporte de uma equipe multidisciplinar. Assim, o tratamento é individualizado e completo. Encontrei em Belo Horizonte um trabalho que não conheço igual em outros estados. Ou melhor, agora já tem um igualzinho em São Paulo, já que a Mais60 também chegou por lá. “Uai”, é exatamente o que eu acredito e que eu quero para mim no futuro – tendo uma visão de paciente.
Então, eu te respondo o questionamento do início desse texto “Eu preciso mesmo de um geriatra?”. Sim. E esse monitoramento é ainda mais completo se for integrado com uma equipe que pode cuidar de você em todos os aspectos para promover uma vida longa e plena.
Espero você na Mais60, comigo, com meus colegas e com outros pacientes.
Para entrar no programa, clique aqui.
Renata Pivatelli é médica geriatra e paliativista da Mais60