5 dicas econômicas para deixar a casa mais segura para idosos

5 Dicas econômicas para tornar a casa mais segura para idosos

Embora o ambiente doméstico possa parecer seguro, ele esconde armadilhas, como móveis no meio do caminho, pouca iluminação, tapetes e fios pelo chão, que podem resultar em quedas, lesões e ferimentos graves. Separamos 5 dicas econômicas para tornar a casa mais segura para os idosos.

Instalar barras de segurança

As barras de segurança proporcionam apoio adicional, garantindo firmeza ao levantar-se de uma cadeira, tomar banho, subir escadas e se apoiar em situações de desequilíbrio ou tontura. Elas podem ser instaladas no início e no final de escadas, corredores e principalmente em banheiros, onde o piso pode ficar molhado e escorregadio após o uso da pia e do banho.

Evitar o uso de tapetes

Embora os tapetes sejam itens decorativos atraentes, para evitar acidentes, eles devem ser removidos, pois a diferença de altura entre o piso e o tapete pode causar tropeços e quedas. Além disso, alguns tapetes escorregam em pisos, representando perigo tanto para idosos quanto para outras pessoas. A melhor maneira de eliminar esses riscos é remover os tapetes de todos os cômodos.

Manter a casa organizada

Fios de eletrodomésticos, extensões, vasos, objetos de decoração, mesinhas baixas e brinquedos de crianças ou animais domésticos podem representar obstáculos para os idosos ao percorrer a casa. Manter os espaços organizados, com menos objetos, é fundamental para garantir a segurança da casa.

Ter poucos móveis

Embora os móveis sejam necessários para diversas atividades, o excesso deles pode causar problemas. Portanto, retirar móveis que atrapalham em vez de ajudar a manter a casa em ordem é uma forma de evitar esbarrões e quedas. Considere reorganizar o espaço, transferindo móveis para outros cômodos ou doando peças desnecessárias.

Trocar a iluminação da casa toda

Com o envelhecimento, a visão pode ser prejudicada, tornando ambientes escuros propensos a quedas. Atualmente, a tecnologia LED oferece uma iluminação mais eficiente e econômica que as lâmpadas convencionais. Recomenda-se trocar a iluminação em toda a casa e reforçar pontos com pouca luminosidade com lâmpadas potentes.

A instalação de sensores de iluminação por toda a casa elimina a necessidade de manter as luzes acesas, garantindo ambientes sempre iluminados quando alguém estiver presente.

    Realizar essas modificações tornará a casa segura para os idosos, proporcionando conforto e removendo obstáculos das tarefas diárias. Além disso, o espaço ficará mais fácil de limpar e circular, com menos objetos nos cômodos.

    Iniciar conversa
    Fale conosco
    Atenção pacientes de Belo Horizonte:
    O número do WhatsApp da Mais60 mudou para (31) 2513-0552; em casos de urgência, favor ligar em vez de enviar mensagem.